• EMPRESA

  • AGENDAMENTO
  • RESULTADOS
  • MINHA CONTA


O que causa enjoo? Ansiedade, labirintite, gravidez e mais 10 doenças e condições

Publicado em 19/04/2017

Sentir ânsia de vômito é um sintoma comum, mas não isso não significa que ele deve ser ignorado. As causas de enjoo incluem desde alterações benignas até doenças mais graves, sendo considerado um sinal que sempre deve ser investigado. Entenda:




O que é enjoo?


Enjoo é a vontade de vomitar caracterizada por um desconforto no estômago que pode vir acompanhado de mal-estar, suor frio, respiração mais rápidas e salivação excessiva.

O que causa enjoo?


Náusea e vômito são sintomas pouco específicos, ou seja, que podem surgir em diversas situações e doenças. Confira o que pode ser enjoo:




SANKALPMAYA/ISTOCK

Alterações psicológicas

Ansiedade, estresse e outras condições psiquiátricas podem desencadear não apenas sintomas psíquicos, mas também físicos, como falta de ar, taquicardia, dor de barriga, diarreia e até mesmo náuseas.


Esforço intenso

Sentir-se enjoado logo após fazer algum tipo de esforço físico, como praticar esportes ou pegar peso, pode estar associado a alterações da circulação sanguínea. Caso isso ocorra com frequência, é indicado buscar um cardiologista.

Além disso, o esforço demasiado causa o aumento do ácido lático produzido pelos músculos, que passa a se acumular no sangue e faz com que o organismo tente se desintoxicar pelo vômito.


Comer demais

RAWPIXEL.COM/SHUTTERSTOCK

Fazer refeições cujo volume ultrapasse a capacidade de seu estômago faz com que o órgão, que é “expansível”, se alargue rapidamente e fique com dificuldade de esvaziamento, provocando náuseas.


Cheiros e visões nojentas

Já ficou enjoado ao ver outra pessoa vomitando ou sentir um odor forte? Essas situações também podem ser gatilhos que desencadeiam a ânsia de vômito e ocorrem especialmente na gravidez, quando os sentidos ficam mais aguçados.


Doenças no sistema digestivo

O enjoo causado por problemas digestivos - como gastrite, gastroenterite, refluxo, cálculo na vesícula, hepatite, pancreatite, etc - costuma acontecer logo após refeições. Já as causas da náusea horas depois da alimentação podem estar relacionadas a alguma obstrução na passagem de alimentos. Ambas as condições necessitam de atenção de um gastroenterologista.


Doenças cerebrais

Segundo o cirurgião do aparelho digestivo Amir Charruf, do Hospital Moriah, tumores, meningite e outras doenças cerebrais podem apresentar sintomas iniciais que incluem náuseas e vômitos persistentes, principalmente matinais.


Enxaqueca

Dor de cabeça e enjoo podem ser sintomas de enxaqueca, condição caracterizada por uma cefaleia constante, latente e unilateral. A náusea surge principalmente se o problema for desencadeado por alimentos.


Intoxicação ou intolerância alimentar

A intolerância a alimentos com lactose, glúten e outros compostos pode causar enjoo se a comida em questão for consumida. A intoxicação também causa o mesmo sintoma e ocorre após o consumo de produtos infectados com bactérias, vírus, fungos ou parasitas.


Medicamentos

Alguns remédios, como os usados na quimioterapia, podem provocar efeitos colaterais como enjoo e vômitos, visto que a terapia pode prejudicar o revestimento do estômago. Contudo, algumas fórmulas atuais já podem ser usadas conjuntamente para amenizar os incômodos.


Problemas do equilíbrio

Segundo o oncologista Marcos Dumont, da Aliança Instituto de Oncologia, náusea é um dos sintomas de labirintite que mais surgem nos consultórios. O sintoma ainda pode ter origem em outros quadros que afetam o equilíbrio, como doença de Ménière e fístula perilinfática.

Além disso, quem sofre de condições como o Mal do Desembarque - doença desencadeada por passeios de barco ou avião cujo mal-estar continua após a viagem - ou o Mal do Movimento - o famoso enjoo em meios de transporte, causado pela confusão do cérebro em ver o ambiente em movimento e o corpo parado - também pode se sentir enjoado.


Problemas do coração

As causas da ânsia de vômito ainda podem estar relacionadas a problemas do coração como infarto e insuficiência cardíaca. A dica para suspeitar dos quadros é observar outros sinais, como falta de ar e dor no peito. Se os perceber, busque um médico o mais rápido o possível


Ressaca

O álcool deixa o sistema gástrico irritado e ainda desequilibra o pH do sangue, deixando a pessoa mais propícia a ter enjoos. Nestes casos, é indicado reidratar o organismo com água ou isotônicos.


Enjoo pode ser gravidez?

Ainda não se sabe exatamente o que pode cuasar enjoo na gravidez, mas acredita-se que a culpa seja das alterações hormonais, como elevação dos níveis de estrogênio, progesterona e HCG, que provocam a diminuição na capacidade de esvaziamento gástrico. Além disso, a hipersensibilidade dos sentidos, como olfato e paladar, deixam a gestante mais propícia a ter ânsia.

Na maioria das vezes, o sinal dura até o fim do primeiro trimestre, sendo um dos primeiros sintomas de gestação. Ele ocorre principalmente pela manhã.

Em casos raros, mulheres podem desenvolver um tipo severo de náusea e vômito denominado hiperemese gravídica, que necessita de internação hospitalar para controle.


O que fazer?


Sentir náuseas por vários dias, em episódios periódicos ou muito intensas não é normal. Nestes casos e na existências de outros sintomas, como febre e vômito com sangue, é indicado buscar auxílio de um clínico geral ou gastroenterologista para que o diagnóstico seja determinado e a doença por trás do incômodo seja tratada.

Entretanto, o cirurgião Amir Charruf explica que o problema pode ser amenizado, o que não invalida a consulta com um especialista, com o uso de algumas fórmulas caseiras e remédios contra enjoo, como:

Remédios

Compostos à base de metoclopramida e dimenidrato podem ser utilizados como tratamento inicial para enjoo, todavia apenas um médico saberá indicar a posologia e duração do tratamento.


Tratamento caseiro

Apostar em remédios caseiros pode ser uma boa alternativa para amenizar o desconforto. Uma dica é tomar xarope ou chá de gengibre para enjoo, já que a raiz relaxa o sistema gastrointestinal, evitando ânsia.


Como amenizar enjoo na gravidez?

De acordo com o cirurgião Amir Charruf, gestantes podem utilizar os mesmos tratamentos caseiros ou medicamentosos acima relatados. Contudo, é recomendado procurar um obstetra para que ele analise se o sintoma é normal ou se tem uma motivação preocupante.

O que causa enjoo? Ansiedade, labirintite, gravidez e mais 10 doenças e condições

Compartilhe:

 

 

Visitas: 452

Fonte: vix.com/pt/saude

Nossas Unidades

Receba nossos informativos:

Site seguro

https://bioscannc.med.br/ https://bioscannc.med.br/

Escolha a unidade Bio Scan mais próxima de você:

[Norte Capixaba] Linhares
[Norte Capixaba] São Mateus
[Grande Vitória] Campo Grande
[Grande Vitória] Hospital Meridional
[Grande Vitória] Vitória Apart Hospital