• EMPRESA

  • AGENDAMENTO
  • RESULTADOS
  • MINHA CONTA


Quer emagrecer? Redução calórica não precisa ser drástica

Publicado em 03/06/2016

Quando se trata de perda de peso, é melhor reduzir calorias de forma regular e moderada do que ter uma alimentação restritiva apenas duas vezes por semana




Quando o intuito é emagrecer, as dietas restritivas não são a melhor opção. De acordo com um estudo apresentado durante a Conferência Nacional da Associação dos Nutricionistas da Austrália, a popular dieta 5:2 – que consiste em comer normalmente cinco vezes por semana e ter uma alimentação muito restritiva duas vezes – não é melhor do que o regime padrão.

Pesquisadores do Hospital Austin e da Universidade de Melbourne, ambos na Austrália, realizaram um estudo com 24 veteranos homens obesos, com idade entre 55 e 75 anos. Durante seis meses os participantes foram divididos em dois grupos: um seguiu a dieta 5:2 (durante cinco dias na semana eles comiam normalmente e nos outros dois, não consecutivos, eles podiam ingerir apenas 600 calorias) e o outro teve sua ingestão calórica diária reduzida de 2.400 kcal para 1800 kcal. Ao longo deste período os voluntários participaram de cinco sessões de aconselhamento com um nutricionista.



Dieta (Thinkstock/VEJA/VEJA)

Os resultados mostraram que, após seis meses, a perda média de peso para aqueles com a dieta padrão de redução de calorias foi de 5,5 kg, enquanto os participantes da dieta 5:2 perderam 5,3 kg. Os voluntários de ambos os grupos perderam gordura corporal e diminuíram as circunferências. No grupo da dieta padrão, a redução média de gordura foi de 2,3% e a de cintura 6,4 centímetros. Os participantes que seguiram a dieta 5:2 perderam, em média, 1,3% de gordura e 8 cm de cintura.

Diante dos resultados, os autores aconselham as pessoas que querem perder peso a seguirem uma dieta padrão, já que ela é menos restritiva. Ingerir apenas 600 calorias por dia significa comer dois ovos cozidos e um pouco de espinafre no café da manhã, 60g a 80g de frango grelhado com uma salada de pepino e tomate no almoço e um pequeno pedaço de peixe com legumes no jantar.

“As taxas de adesão foram semelhantes nos dois grupos, mas os participantes da dieta 5:2 relataram sentir mais fome, especialmente no início do estudo”, disse Margie Conley, uma das autoras do estudo. Curiosamente, a perda de peso diminuiu, em ambos os grupos, a partir do terceiro mês, que foi quando o acompanhamento com o nutricionista foi interrompido, mostrando o apoio pode ser o elemento chave no sucesso para continuar a emagrecer.

Quer emagrecer? Redução calórica não precisa ser drástica

Compartilhe:

 

 

Visitas: 431

Fonte: veja.abril.com.br/saude

Nossas Unidades

Receba nossos informativos:

Site seguro

https://bioscannc.med.br/ https://bioscannc.med.br/

Escolha a unidade Bio Scan mais próxima de você:

[Norte Capixaba] Linhares
[Norte Capixaba] São Mateus
[Grande Vitória] Campo Grande
[Grande Vitória] Hospital Meridional
[Grande Vitória] Vitória Apart Hospital