• EMPRESA

  • AGENDAMENTO
  • RESULTADOS
  • MINHA CONTA


´Cirurgias reparadoras para vítimas de violência resgatam a autoestima da mulher´, diz Dilma

Publicado em 17/03/2016

A presidente assinou, no último dia 8/3, a portaria ministerial que torna obrigatória a realização dessas operações pelo Sistema Único de Saúde (SUS)


A presidenta Dilma Rousseff assinou, na última terça-feira (8), a portaria interministerial que torna obrigatória a realização pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de cirurgias reparadoras para mulheres vítimas de violência. Essa medida garante a eficiência das previsões da Lei 13.239, sancionada em dezembro passado. Segundo ela, governo federal está atendendo a uma reivindicação histórica de todas as mulheres e dos movimentos feministas do País.

“É uma reivindicação histórica que hoje estamos cumprindo. Trata-se de uma espécie de resgate da autoestima da mulher, vítima de violência, para que ela não fique com uma sequela irreparável, que decorre de uma ação que todos repudiamos, que é crime. E, portanto, nada mais justo que a mulher tenha sua condição integral reparada, de forma que seu corpo não fique marcado nem deformado por uma violência completamente injustificada”, afirmou na ocasião.

“É certo que o caráter absolutamente universal do SUS trazia dentro dele um direito implícito de todas as mulheres a ter acesso ao atendimento. Mas nós achamos importante tornar obrigação do Estado, incluir o dever de informar as mulheres sobre seus direitos e proceder especificamente a essas cirurgias reparadoras”, acrescentou. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica apoiou a viabilização dessa política pública.



Thinkstock

´Cirurgias reparadoras para vítimas de violência resgatam a autoestima da mulher´, diz Dilma

Compartilhe:

 

 

Visitas: 428

Fonte: mdemulher.abril.com.br/saude

Nossas Unidades

Receba nossos informativos:

Site seguro

https://bioscannc.med.br/ https://bioscannc.med.br/

Escolha a unidade Bio Scan mais próxima de você:

[Norte Capixaba] Linhares
[Norte Capixaba] São Mateus
[Grande Vitória] Campo Grande
[Grande Vitória] Hospital Meridional
[Grande Vitória] Vitória Apart Hospital