• EMPRESA

  • ESG
  • AGENDAMENTO
  • RESULTADOS
  • MINHA CONTA


Seis estados descretaram estado de emergência por zika; veja o que muda

Publicado em 11/12/2015

Enfrentando uma situação inédita com os casos de microcefalia, seis Estados do Nordeste decretaram situação de emergência para agilizar medidas de combate ao Aedes aegypti e exames para diagnóstico da doença. A principal suspeita é que os casos da má formação do cérebro de crianças tenham decorrido da infecção do zika vírus, transmitido pelo mosquito.

O decreto oficial desburocratiza ações e acelerar os gastos públicos, além de permitir a entrada de agentes de vigilância sanitária em imóveis fechados para combater o mosquito.

Os Estados dizem que até o momento criaram forças-tarefa, remanejaram servidores e contrataram de serviços para exames de imagens em crianças com microcefalia. Nenhum dos governos apontou necessidade de contratação de médicos agora.

Campanha, mais exames, contratação de agentes

Piauí e Alagoas decretaram na tarde dessa quinta-feira (10) situação de emergência por infestação do mosquito e surto de microcefalia. Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraíba já tinham tornado oficial seu decreto. Outros 12 Estados notificaram ao Ministério da Saúde o registro de casos de infecções por zika neste ano. A situação excepcional vale por 180 dias.
Em Pernambuco –primeiro Estado a assinar o decreto, em 29 de novembro--, o governo estadual liberou R$ 25 milhões para ações urgentes de combate ao mosquito e para atendimento às crianças com microcefalia.

Desse valor, R$ 15 milhões são para estruturação de 20 unidades regionais que recebam mães e bebês –o que reduzirá a longa fila de espera existente hoje para exames em dois hospitais públicos do Recife. Ainda não há previsão para que as unidades iniciem atendimento.

Além disso, com o decreto, mil homens do Exército, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil foram convocados e estão sendo treinados para atuar no combate ao controle de endemias. Desses, 200 já atuam na capital pernambucana desde segunda-feira (7), enquanto os outros serão enviados para o interior do Estado a partir da próxima segunda-feira (14).

Quer terminar de ler a matéria completa? Acesse: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2015/12/11/seis-estados-decretaram-estado-de-emergencia-por-zika-veja-o-que-muda.htm
Seis estados descretaram estado de emergência por zika; veja o que muda

Compartilhe:

 

 

Visitas: 212

Fonte: noticias.uol.com.br/saude

Nossas Unidades

Receba nossos informativos:

Site seguro

https://bioscannc.med.br/ https://bioscannc.med.br/

Escolha a unidade Bio Scan mais próxima de você:

[Norte Capixaba] Linhares
[Norte Capixaba] São Mateus
[Grande Vitória] Campo Grande
[Grande Vitória] Hospital Meridional
[Grande Vitória] Vitória Apart Hospital